Artigo: Como se preparar para o concurso de Soldado da Polícia Militar do ESFolha Vitória Plínio Gaúcho* A grande dificuldade para o próximo concurso da Polícia Militar enfrentada pelos candidatos é precisamente encontrar no site da organizadora, Exatus PR, questões contempladas no edital. Sobre os assuntos de porcentagem, razão, proporção e noções básicas de geometria, digamos que a Exatus já os tenha contemplado em concursos anteriores. Podemos identificar os tipos de questões dos assuntos citados e concluir que elas são simples quando comparadas a outras organizadoras – nada que se compare à FCC, Cesgranrio ou até mesmo Cespe. Definimos o estilo da Exatus PR como básico, de uma organizadora pequena, parecido com a Idesp e Consulplan, e bem parecido com a Conesul, também do sul do País.
E aí? Onde encontrar questões sobre esses assuntos que estão, inclusive, cada vez mais raros em concursos de Matemática? O único caminho é analisar as organizadoras que têm o mesmo perfil da Exatus, como por exemplo, a Conesul. A Conesul tem um estilo de prova parecido com o que a Exatus se propôs a realizar em relação aos assuntos básicos de porcentagem, razão e proporção, mas possui uma grande vantagem: nas suas provas o candidato consegue encontrar questões referentes a matriz, determinantes, sistemas lineares e números complexos, além de temas que são cobrados por outras organizadoras, como raciocínio lógico: princípios de contagem, análise combinatória e probabilidade. Sem falar que na Conesul encontramos, ainda, questões com funções de primeiro e segundo graus, inclusive geometria analítica, que a Exatus cobrará na prova da PM. Só havíamos visto esse conteúdo cobrado no concurso para Fotógrafo Pericial, da Polícia Civil de São Paulo. Acredito que uma saída legal para os candidatos que estão se preparando para o concurso realizado pela Exatus PR, além de estudar pelas provas da própria organizadora – é claro! – é adotar a ajuda da Conesul, cujo perfil é bem semelhante. A Conesul vai oferecer questões de todos os assuntos que a Exatus está pedindo, e digamos que num nível mais alto. Vale lembrar que quando a Exatus propôs uma prova de três horas e meia, contendo 100 questões divididas entre 40 de Matemática e 60 de Português, praticamente se sentenciou a produzir uma prova modesta. Uma organizadora que determina um tempo tão reduzido e um número de questões tão elevado não pode fazer cobranças extravagantes sobre os assuntos. Se, porventura, estivesse cobrando 50, 60 questões, e fornecido algo em torno de cinco horas de prova, para que os alunos pudessem executar as tarefas, nós poderíamos esperar algo mais elaborado.
Diante dessa situação, portanto, volto a afirmar que a opção de resolver as questões de uma organizadora parecida com a Exatus PR será uma boa saída para os candidatos quem vão concorrer a uma das 650 vagas de soldado da Polícia Militar do Espírito Santo. * Plínio Gaúcho é professor de Matemática e Raciocínio Lógico do curso França Júnior |
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Como se preparar para o concurso de Soldado da Polícia Militar do ES
06/11/2011 às 14h28